sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sites para aprender Mandarim e Cantonês

 Juntei em uma única postagem, pois eu acho que ambos os dois são de muito valor e também muito próximos em relação ao lugar onde são falados. O Mandarim é o dialeto oficial da China, e o dialeto que tem mais falantes. O Cantonês é falado em Hong Kong. Às vezes, há empresas que pedem um dialeto ou o outro. E você não sabe qual estudar. Estude o Mandarim, é este que estão querendo mais, pois a perspectiva é que a China cresça. Então é melhor garantir-se.

 Apesar do nome, esse site (em inglês), não ensina somente o Mandarim, mas também o Cantonês. O diferencial desse site é que ele é rico em conteúdo. Uma pequena listagem sobre o que esse site lhe oferece, ao explorar seu menus: Ideogramas escritos a mão; uma abrangente lista de ideogramas do chinês simplificado (utilizado no mandarim), e uma abrangente lista de ideogramas do chinês tradicional (utilizado no Cantonês). E ainda: você pode ver como fazer cada ideograma, passo a passo, através de gifs.

Um site em português que ensina um pouco sobre o Mandarim. Lá, você tem dicas de gramática e diálogos em mandarim e a tradução dos diálogos. A dona do site, Sun Wei, teve que deixar o site, mas o site continua ativo.

Não há versão em português, para ter um maior entendimento possível, selecione um dos idiomas disponíveis (à direita acima), se não conheces idioma algum, tente utilizar o site com o idioma galego (é o mais próximo do português, por ser considerado um dialeto da língua portuguesa). Há diálogos com animações, e também explicações sobre a gramática e áudio disponível com vocabulários e frases. Detalhe: se sua internet é lenta, as páginas demorarão um pouco a carregar, pois as lições são todas em flash.

 Então, terminamos uma parte de nossa jornada. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário